Anti-herói americano.


Que estranha criatura sou eu? É o que eu sempre penso quando percebo que no meio de vários e vários personagens engraçadinhos, alguns fofos e agradáveis, dou muito mais valor aos mal-humorados, sarcásticos e deploravelmente cínicos.

Foi essa a primeira sensação que o filme "Anti-herói americano" me causou; já as outras sensações iniciaram como uma revolta com o desempenho do Paul Giamatti, não que tenha sido ruim, pelo contrário, foi uma revolta positiva... tipo: como ele consegue ser tão bom?!
Genial o cara! Penso que nas mãos de um outro ator o "Harvey Pekar" teria se tranformado em apenas um cara ranzinza, mas, com o Giamatti, ele se tranformou em algo mais, como um ser em um corpo estranho, com sua feição amargurada, seu corpo encurvado, sua voz fraca e irritante. O cara é muito bom!

Esse longa conta a história de Harvey Pekar, um arquivista que trabalha em um hospital, ranzinza e irritado com o excesso de felicidade alheia e a idiotice humana. Ele gasta muito do seu tempo lendo, ouvindo discos e escrevendo artigos, sobre jazz e literatura. Encorajado por um amigo, Harvey decide criar sua própria história em quadrinhos, a "American Splendor", e , com ela, Pekar conhece sua esposa e a fama.

O filme ganha um caráter auto-referencial, quando chega a misturar o verdadeiro Harvey com o Paul Giamatti; além de que o mesmo personagem é visto nos quadrinhos, em uma peça de teatro e, até mesmo, em momentos de bastidores do próprio filme... É uma mistura de um longa com um ótimo texto e o lado positivo de um documentário.

"Anti-herói americano" é um excelente filme, que tem como principal elemento um personagem mal-humorado, crítico e desagradável, mas que consegue ser extremamente interessante, afinal, como diz o próprio cartaz do filme: "uma vida medíocre pode ser bem complexa!".

Taty =)

2 comentários:

Anônimo disse...

É muito bom esse filme, acho q ele já foi dica do nosso podcast qd ainda era da setor dois.

Você viu dos meus q te emprestei?
Também vou começar a tirar o atraso da "ruma" de filme q tem aqui guardado.

bjs


Myrianna

Taty Macoli disse...

exato! Tô com uns 50 mil dvds seus aqui... Vou fugir pro "Méquisico" com eles! =P

Colmeia: O melhor dos blogs

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

LinkLog

Blogs S/A

Uêba - Os Melhores Links

 
Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul .