Oscar 2010: Coraline e o Mundo Secreto


O que dizer desta ótima animação dirigida e roteirizada por Henry Selick? Perfeita!

O filme foi baseado no livro de Neil Gaiman e conta a história de uma menina que anda infeliz, pois mudou de casa e seus pais não lhe dão atenção. De repente ela encontra uma porta secreta que dá acesso a um mundo onde tudo é muito maravilhoso, do jeito que ela sempre sonhou. O preço por toda essa felicidade? A sua própria vida. Mas ao perceber isso, já é tarde demais e para vencer este problema ela tem que derrotar a vilã da história, uma bruxa malvada que engana criancinhas infelizes.

Poucas linhas para descrever um filme tão rico em roteiro, direção e arte.



Ao contrário de "A princesa e o sapo", que comentei outro dia, em Coraline sobram elogios aos personagens secundários. Todos com sua medida de importância e bom aproveitamento. Por mais que eles não apareçam todas as horas, eles marcam nossas lembranças como por exemplo o Sr. B, as atrizes que moram logo embaixo, o possível melhor amigo de Coraline, os pais da personagem principal e, claro, o gatinho preto que fiquei morrendo de vontade de ter um.

A direção é bastante meticulosa, detalhista e alguns movimentos de câmera chegam a intensificar os momentos de tensão do filme. O roteiro é tão bem trabalhado quanto todo o resto de "Coraline". E a arte em si, não preciso nem falar. Totalmente gravado em stop motion você não consegue perceber, pelo menos não no primeiro momento, nenhum defeito. Sabe como aquela sua coleção de selos, figurinhas, carrinhos, bonecos de star wars, ou seja lá o que for, ficam bem guardadinhas e perfeitas? Parece que tiveram o mesmo cuidado com este filme. Ele é tão bem realizado que dá gosto assistir.Tudo está impecável aos olhos de qualquer pessoa, cinéfilo ou não.

Para não me alongar só queria dizer que há muito tempo eu queria ver este filme, mas fui adiando, não sei bem o porquê. O bom é que hoje posso dizer a máxima clichê: antes tarde do que nunca! Quem ainda não viu o filme tá perdendo 1h e 40 minutos de brilhantismo. Sei que a experiência nos cinemas seria muito melhor, mas como deixei passar, só posso dizer que é imperdível.

Coraline une o que há de melhor em roteiro (algo muito importante para esta pessoa que vos escreve) e direção de arte. Não se enganem, não é apenas uma historinha infantil. Ao contrário, quem nunca se deixou levar pelas facilidades da vida e lá na frente quebrou a cara?



Dos filmes indicados ao Oscar de melhor animação já asssiti este, A princesa e o sapo e UP. Definitivamente Coraline merece o Oscar, mesmo sabendo que vai ser difícil levar, mas é o que mais merece. Porém, irei terminar de asssitir os indicados a animação e posso mudar de ideia, afinal temos The secret of kells e o Fantástico Sr. Raposo que também estão bem cotados pela crítica especializada.

Deixo vocês neste finalzinho de semana com o trailer do filme e com um apelo: Assistam Coraline! Vocês merecem!







0 comentários:

Colmeia: O melhor dos blogs

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

LinkLog

Blogs S/A

Uêba - Os Melhores Links

 
Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul .