Simbologias de Lost nos pôsters de divulgação: resumo de todas as temporadas


A última temporada de LOST, uma das mais queridas séries de todos os tempos, começa hoje nos EUA e em todo o mundo, sejamos bem francos. Afinal, quem vai esperar até a próxima semana pra ver o primeiro episódio?

E pra ir passando o tempo até a liberação do arquivo para download, resolvi ressucitar um texto que eu e mais dois amigos da faculdade de Rádio e TV fizemos sobre a série. Um dos pontos positivos de fazer esse curso é poder utilizar os trabalhos como desculpas perfeitas para falar sobre nossos filmes e/ou programas de tv preferidos. =)

A parte do trabalho que selecionei para este post fala sobre a simbologia existente em todos os pôsters oficiais das temporadas da série. O texto abaixo, com exceção dos comentários sobre o cartaz da 6ª temporada, é de autoria de Mateus Cardoso, antigo colaborador deste blog.


1ª TEMPORADA


O tema central desta temporada é justamente as tentativas exaustivas de sobrevivência dos personagens. Assim, vemos que o pôster oficial de divulgação da série é uma foto bem simples, mostrando apenas o elenco em uma praia com um mar bravio ao fundo.


2ª TEMPORADA



Esta temporada teve como foco exploração. Os episódios são focados nos personagens cada vez mais adentrando a ilha e conhecendo novos mistérios ao mesmo tempo em que tentam decifrá-los. O pôster de divulgação reflete exatamente esta jornada dos personagens ao interior da ilha, mostrando os personagens não mais à beira de uma praia, mas como se estivessem envoltos em uma floresta densa. Outro ponto marcante desta temporada é a busca de Locke por respostas e sua fé na ilha. Este aspecto é demarcado na frase do pôster “everything happens for a reason”, onde as primeiras discussões sobre destino e fé começam a ser trabalhadas na série. Este fator é algo decisivo para se delinear no grupo de sobreviventes a figura de dois líderes. Na foto, aparecem no centro do elenco os dois personagens principais que caracterizam essa imagem de líder entre os sobreviventes.

3ª TEMPORADA


Nesta temporada o tema central foi a busca pelo conhecimento. Dessa forma, foram explorados vários aspectos de outros personagens, como Os Outros, a iniciativa Dharma, Desmond que não faz parte dos sobreviventes e nem dos “nativos” da ilha. No pôster de divulgação da temporada, aparecem as fotos dos personagens da série, recortados e a frase “find yourself”, como se o telespectador pudesse esperar uma busca pelo auto conhecimento de cada personagem, e assim o foi. Pois pudemos descobrir mais informações sobre o passado dos sobreviventes do vôo 815.

4ª TEMPORADA


Na quarta temporada o tema central é a rivalidade entre Jack e Locke, representando a disputa entre dois grupos: um que deseja sair da ilha, comandados por Jack e o outro que acredita que todos devem continuar na ilha, comandados por Locke. Isso porque eles descobrem a possibilidade de voltarem para as suas casas. Este fato é demarcado na foto de divulgação da temporada com a frase “the wait is over”. Além disso, vemos refletido em um lago, prédios que remetem exatamente a rivalidade entre a ilha e a cidade, entre permanecer na ilha e sair dela. Ao centro do elenco, vemos ainda a presença dos dois líderes: Jack e Locke.

5ª TEMPORADA


Na quinta temporada o grupo da ilha está dividido em dois. Um deles preso à ilha e o outro fora dela. Outra característica dessa temporada é a presença constante do discurso sobre o destino e que faz os que estão fora da ilha serem chamados de volta para ela, de onde não deveriam ter saído. Essa situação deixa as vidas dos personagens ainda mais nebulosas. Já os que permaneceram na ilha, sofrem com os constantes clarões que os levam para diferentes momentos e décadas. Essa dualidade entre o nebuloso e o claro, entre destino e livre arbítrio, entre os que estão fora da ilha e os que ainda continuam lá, permeia toda a temporada e é explicitada no pôster oficial de divulgação, onde vemos à direita o grupo que ficou na ilha em cores mais claras e com o mar ao fundo. Já na esquerda do cartaz vemos o outro grupo em cores mais escuras e com um cenário urbano ao fundo. E no topo do pôster podemos ler “Destiny calls”, fazendo alusão a um dos temas principais da temporada.

6ª TEMPORADA - PÔSTER 01


O que mais me chamou a atenção neste pôster é o seu aspecto clean. A ilha já não aparece e nem a cidade.  Me lembrou muito o pôster da primeira temporada. Existem dois focos centrais: os personagens, aparecendo de forma imponente; e o nome em destaque "The final season" deixando um mistério no ar sobre o tema central ou apenas assinalando e reafirmando que muitas questões serão finalizadas nessa temporada. Mas  porque somente Locke está de costas?

 6ª TEMPORADA - PÔSTER 02

E o que dizer deste pôster de divulgação da última temporada? Um céu tenebroso, pesado, refletindo o clima entre os personagens. Uma pergunta: por que será que Claire, Katy, Jin e Locke estão olhando para baixo? E ainda:  por que somente Locke olha para a direita?

6ª TEMPORADA - PÔSTER 03

Já este último pôster nos traz a ideia de que poderá haver um traidor entre eles? Locke realmente será o guia de todos até um final tranquilo ou isso jamais existirá na vida dos que estão na ilha?

Só sei que sobre esta sexta temporada só podemos especular, porque LOST é sempre uma surpresa e não será diferente nesta última temporada. So say we all... oops, esta frase é de outra série, rsrsrsrs.

E aí? Quais as suas teorias e interpretações para os pôsters de LOST? Deixem suas opiniões logo aí abaixo nos comentários, ok?

bjú e até mais. Aguardem que teremos ainda esta semana um podcast comentando o primeiro episódio desta nova temporada.

Myrianna Coeli

3 comentários:

Lamonier Araújo disse...

Muito boa materia!

Ronaldo disse...

ola Myriana, li um post sobre os poster das temporadas d LOST, q por sinal tah muito bem escrito, gostaria de saber c vc tem os posters em alta resolução e se poderia me enviar.. abraços

arkanjoinformatica@terra.com.br

Unknown disse...

Produção tem impacto sobre os fãs da série. Talvez o fim não foi como esperado e é um aspecto que eu espero que a mudança de produtor The Leftlovers sua nova produção, que com apenas duas temporadas tem cativado o público com a misterior e capítulos de grande sucesso.

Colmeia: O melhor dos blogs

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

LinkLog

Blogs S/A

Uêba - Os Melhores Links

 
Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul .