Filmes de Catástrofe



Com a chegada do tão esperado filme 2012 de Roland Emmerich fiquei pensando que este é um tema bastante recorrente no cinema e resolvi fazer uma listinha de filmes de catástrofe mundial que foram veiculados nesta década. Alguns podem ter ficado de fora, então aproveitem para acrescentar nos nossos comentários.

Para começar vamos voltar um pouquinho no tempo e lembrar do filme Extermínio, filme inglês de 2002, dirigido por Danny Boyle (Trainspotting e Slumdog Millionaire) e escrito por Alex Garland.



Conta a história de um grupo de ativistas que liberta vários macacos que estavam fazendo parte de um experimento científico que consistia em deixá-los acordados assistindo a todo momento cenas de violência. Quando libertos eles passam a exterminar as pessoas que quando sobreviviam também ficavam infectadas. O personagem central da história acorda de um coma, 28 dias depois do ocorrido, e encontra uma cidade sem ninguém. Depois descobre sobreviventes e junta-se a eles para combaterem os inimigos (pessoas infectadas). Não lembro de ter visto esse filme, mas parece ser interessante. É estrelado pelo ator Cillian Murphy.





O próximo filme a ser lembrado nesta lista é O Núcleo: Missão ao Centro da Terra (2003) de Jon Amiel com roteiro de Cooper Layne e John Rogers.



Neste filme, a rotação da Terra pára sem motivo aparente o que está causando a deterioração da atmosfera terrestre. Alguns cientistas vão até o centro da Terra para tentar resolver o problema. O filme é estrelado por Aaron Eckhart (Obrigado por Fumar) e Hilary Swank (Menina de Ouro). Este eu não vi e não tenho como opinar, mas não deve ser tão diferente dos outros sobre esta temática.





Seguindo... falaremos um pouco sobre O Dia Depois de Amanhã (2004) com direção de Roland Emmerich que também é o criador da história e um dos dois roteiristas. Quem também contribuiu com o roteiro foi Jeffrey Nachmanoff.



O filme fala sobre as consequências sofridas pela humanidade devido às mudanças climáticas que não foram amenizadas por questões econômicas. Sendo assim, a Terra acaba passando por uma Era do Gelo, exterminando várias pessoas, restando apenas o hemisfério sul como refúgio para os poucos sobreviventes. Eu, particularmente, gostei do filme. Não é nenhuma obra-prima, mas vale a pena ver se você quiser passar duas horas assistindo um filme simples, mas que entretém. É estrelado por Dennis Quaid e Jake Gyllenhaal.





Guerra dos Mundos (2005) foi dirigido por Steven Spilberg e estrelado por Tom Cruise, Dakota Fannig e Tim Robins. O roteiro ficou por conta de David Koepp e Josh Friedman, baseado na famosa história de H.G. Wells.



O filme conta a história de uma invasão alienígena na Terra que tem como objetivo destruir toda a humanidade. O personagem de Tom Cruise então passa a tentar escapar, junto com seus filhos, de todo o perigo.





Em 2007 tivemos dois filmes sobre esta temática (fim do mundo): Sunshine - Alerta Solar e Eu sou a Lenda. Em Sunshine - Alerta Solar a parceria entre Danny Boyle e Alex Garland nos traz mais uma história sobre o fim da humanidade.



Desta vez não é um vírus que pode causar o fim de tudo, mas a morte do sol que está eminente. Para resolver este problema, um grupo de astronautas é enviado com uma bomba atômica para ser implantada no núcelo solar e fazer com que o astro possa sobreviver e assim, por consequência, nós também. O problema é que no meio da missão eles encontram um sinal de socorro de uma nave que foi enviada anteriormente sem sucesso. Eles fazem um desvio e acabam sofrendo várias avarias na nave o que pode ou não prejudicar a missão. Eu vi o filme e, sinceramente, achei muito ruim. Mais do mesmo! Mas, assistam e tirem suas próprias conclusões.





Eu Sou a Lenda foi estrelado por Will Smith, dirigido por Francis Lawrence e escrito por Mark Protosevich e Akiva Goldsman, baseado em roteiro de John William Corrington e Joyce Hooper Corrington que foi inspirado no livro de Richard Matheson.



Após uma epidemia com um vírus criado pelos próprios humanos e que transforma as pessoas em um tipo de mutante que ataca outros não infectados, a cidade inteira de Nova York é contaminada. Apenas um cientista ficou imune e sobreviveu à epidemia e passa a testar seu próprio sangue em busca de uma cura para os humanos. O filme é muito legal e tem uma das melhores interpretações de Will Smith. Vale muito a pena assistir.





No ano seguinte é a vez de Fim dos Tempos, O dia em que a Terra Parou e Presságio. Os dois  últimos estrelados por atores bem medianos, na minha humilde opinião, apesar de gostar de filmes com eles. Vai entender!

O primeiro, Fim dos Tempos foi dirigido e roteirizado por M. Night Shyamalan e estrelado por Mark Wahlberg, Zooey Deschanel e John Leguizamo.



Conta a história do professor Elliot Moore, sua esposa e o amigo Julian que fogem de acontecimentos muito estranhos que estão acontecendo. Pessoas morrem de forma bastante inusitada e em questão de minutos. Não é um dos melhores de Shayamalan, mas vale a pena assistir, com certeza!





O Dia em que a Terra Parou é um remake do filme da década de 1950. Este, mais atual, foi dirigido por Scott Derrickson e roteirizado por David Scarpa, baseado em roteiro de Edmund H. North do primeiro filme. Você pode ouvir comentários sobre o filme no podcast Telacast, clicando aqui.



O filme fala sobre a vinda de um alienígena (Keanu Reeves) que tenta entrar em contato com os líderes globais sobre uma crise mundial. Ninguém lhe dá atenção, apenas uma cientista interpretada por Jennifer Connelly. A história é bem interessante, mas o filme não foi bem executado e a interpretação de Reeves continua robótica desde Matrix. Uma pena, falta eu ver a versão original, mas ainda não encontrei.





Presságio mistura misticismo com informações científicas sobre o fim do mundo. Foi dirigido por Alex Proyase roteirizado por Stuart Hazeldine, Ryne Douglas Pearson, Stiles White e Juliet Snowden, baseado em adaptação de Alex Proyas e em estória de Ryne Douglas Pearson. Ouça nosso podcast sobre o filme aqui.



Um cientista descobre em uma cápsula do tempo, de uma antiga escola, uma carta com datas de acontecimentos catastróficos e todas estão corretas. O problema é que a última data seria o fim de tudo e está bem próxima, casando com leituras de erupções solares anormais. Além disso, ele percebe que está sendo observado por pessoas estranhas que na verdade são aliens que estão ali para salvar apenas alguns representantes de vida terrestre. O persoanagem de Nicolas Cage tenta descobrir o que irá acontecer e evitar o fim tão próximo.





E este ano tivemos, até o momento, a estréia de dois filmes muito esperados com a temática de catástrofe para a humanidade. O primeiro foi o aguardado O Exterminador do Futuro - A Salvação, dirigido por McG e roteirizado por John D. Brancato e Michael Ferris.



É a continuação da saga iniciada por James Cameron com O Exterminador do Futuro. No filme, Christian Bale (John Connor adulto) tenta organizar a resistência contra o domínio das máquinas na Terra. Ainda não vi o filme, mas estou louca para assistir já que sou grande fã das histórias de Terminator sejam no cinema ou na tevê.





E o último desta lista, 2012, foi dirigido por Roland Emmerich e escrito por ele e Harald Kloser.



Fala sobre mudanças catastróficas na crosta terrestre que causa vários terremotos e tsunamis, destruindo boa parte da humanidade. É estrelado por John Cusack e Amanda Peet, mas o roteiro é tão fraco e clichê que nem eles conseguem salvar o filme. Ponto apenas para os efeitos especiais! Para saber mais sobre o filme escute nosso podcast 50, clicando aqui ou aqui.





Pela lista cheguei a uma conclusão: somos muito interessados nesta temática, tanto que em nove anos já consegui listar pelo menos 11 filmes que falam como a humanidade pode ser ameaçada de extinção. Então nos preparemos para o fim que parece tão próximo: ele vai ser ou por questões naturais terrestres, espaciais, invasões aliens ou mutações genéticas. É bom termos muito cuidado, não é mesmo? rsrsrs

O que você mais gosta ou mais odeia nesses tipos de filme? Como você acha que o mundo vai acabar?

bjú


=)

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Refazendo o comentário.

Exelente post parabéns.
Guerra dos mundos, o original de 1953 é muito bom,
obtive pela rede P2P em versão orinal c/ legendas,
ainda não assisti o de 2007.

Eu sou a lenda é ralmente muito bom, eu o tenho,
e tb o final alternativo.
Will Smith realmente esta otimo nesse filme.
E tem um outro filme c/ um roteiro muito semelhante
q eu considero c/ a versão original "O Último Homem da Terra",
filme 1964 c/ Vincent Price no papel principal
http://www.imdb.com/title/tt0058700/

Fim dos Tempos tb é muito bom, Mãe Natureza finalmente resolve agir.

O Dia em que a Terra Parou é razoavel, prefiro o original,
q tb obtive pela rede P2P em versão orinal c/ legendas

Exterminador 4... rasoavel, ainda prefiro o 1º.

Qnto a 2112 tenho aqui 3 filmes c/ esse mesmo nome, esse to post será o 4º,
mas ainda não o assisti.


Forte abçs

Anônimo disse...

Que bom que gostou do post!!!

Eu realmente priorizei os filmes desta década pq se formos voltar um pouquinho no tempo tem muito amis coisa e não iria caber aqui. òtimoq ue você já fez este complemento em seu comentário. Valeu mesmo!!!

Continua passeando por aqui no nosso blog, ok?

Bj

Colmeia: O melhor dos blogs

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

LinkLog

Blogs S/A

Uêba - Os Melhores Links

 
Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul .