O banheiro do Papa.


Beto é um homem teimoso, alcoólatra e machista... Essas já poderiam ser características suficientes para se detestar um personagem. Mas, não no caso desse. “O banheiro do Papa” trouxe uma melancolia pro meu fim de tarde... Tanto que não consegui escrever sobre ele assim que vi, levei quatro dias pra conseguir fazer isso. O longa é inspirado em fatos reais e gira em torno da agitação que toma conta da pequena cidade de Melo, no Uruguai, lugar que fez parte do itinerário do Papa João Paulo II em sua visita a América Latina.
O filme retrata a vida dos sacoleiros que andam quilômetros de bicicleta em busca de mercadorias para as mercearias e bares da cidade. Apesar do sofrimento desses que fazem essa perigosa viagem, faz-se notável a beleza da relação que eles têm entre si.
Esses moradores vêem na visita do Papa uma chance de melhorar de vida e enquanto que a maioria vende suas bicicletas, instrumentos de trabalho, para comprar mantimentos, ingredientes para fazer comida para vender aos futuros turistas da cidade, Beto decide construir um banheiro pra atender às necessidades dos visitantes.
A idéia de que milhares de pessoas visitariam a cidade é sustentada pelos boatos levantados pela imprensa local, que mente, sem compromisso algum com a população. No fim das contas, apenas um ônibus visita a cidadezinha deixando os moradores em uma situação ainda mais complicada... O contraponto da crítica à imprensa vem quando o filme apresenta a filha de Beto, uma adolescente que sonha,quase que silenciosamente, em ser locutora. Os moradores da cidade que tinham uma vida já bem miserável vêem suas vidas piorarem ainda mais com a visita do Papa, graças a má informação fornecida pela imprensa e, ainda assim, uma das pessoas mais prejudicadas por ela, sonha em fazer parte desse mundo que vende fantasias sem manter grandes preocupações com as conseqüências disso.
O filme é incrivelmente tocante e emociona pela verdade conferida em seus protagonistas.

1 comentários:

Mateus Cardoso disse...

Se meu post te deixou com menos vontade de ver 9MM, esse post me deixou com MUITA vontade de ver O Banheiro do Papa, e textos assim são sempre legais.

Chêrão!

Colmeia: O melhor dos blogs

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

LinkLog

Blogs S/A

Uêba - Os Melhores Links

 
Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul .