Há alguns anos, na casa de um amigo, liguei a TV e descobri um filme legal passando. Fiquei assistindo, esperando dar a hora do comercial pra fazer xixi. Passaram-se então dez minutos, vinte minutos, trinta minutos, e nada do comercial chegar. Desisti e fui assim mesmo. Quando voltei, o filme ainda estava passando. Perguntei pro meu amigo qual era o problema daquele canal, e descobri que a HBO não passava comercial durante seus programas. Fiquei chocado e impressionado. Começou ali, uma linda história de amor entre um espectador, e um canal de televisão.
Ok, meio exagerado, mas é verdade, a HBO é hoje, uma excepcional emissora de TV, e que não só é a melhor na sua programação, mas consegue produzir programas geniais e fantásticos.
Um pouquinho de história: Em 1965, um cara ganhou o direito de ter o controle sobre a transmissão de TV a cabo em Manhattan, aí ele aproveitou pra lançar seu próprio canal nesse esquema, o canal foi depois comprado por outra corporação, e o dono original que criou o até então chamado “The Green Channel” lançou a idéia de enviar o sinal de TV por satélite em microondas. A corporação apoiou o cara, e transformou o tal Green Channel na HBO, o primeiro canal de TV a ser transmitido via satélite (por microondas) na história.
E até em invasão a HBO é pioneira, em 1986 uma confusão estava rolando entre os empresários da indústria televisiva porque para receber sinais de TV via satélite, o consumidor tinha que ter um receptor que ele mesmo pagava pra poder codificar o sinal. O tal aparelho era caro, e a assinatura mensal era mais cara ainda do que o sinal a cabo, mais comum nos Estados Unidos. Aí a HBO veio e lançou seu sinal via satélite com uma forma mais simples de recepção, e pelo mesmo preço que as empresas a cabo faziam. Isso irritou muito um senhor empresário de uma companhia de TV via satélite, e numa noite, ele simplesmente invadiu o sinal aéreo da HBO e enviou uma mensagem ameaçando a emissora por cobrar preços mais baixos. O cara no final das contas foi encontrado e preso, e a HBO continuou a crescer.
Hoje, o canal é um dos mais assistidos na televisão paga, e tem seus seriados exibidos no mundo todo por uma forte razão. Como eles não têm anúncios durante as exibições, a liberdade de conteúdo de seus programas é quase ilimitada, pelo canal não ter amarras comerciais nenhuma com seus anunciantes. Isso já os fez produzir mini-séries fantásticas como “Band Of Brothers” (do Tom Hanks e do Steven Spielberg) e “Angels In America” (com a Meryl Streep e o Al Pacino, fantástica por sinal), e seriados como “Six Feet Under”, “In Treatment” (que foi o primeiro seriado a ser exibido cinco dias por semana) e “Roma” (o seriado mais caro já feito na televisão, só com atores de teatro e todo gravado na Itália). O canal também tem produzido séries brasileiras como a elogiadíssima “Filhos do Carnaval”, “Mandrake” com o Marcos Palmeira, e em setembro lança, ALICE, com 13 episódios já gravados em São Paulo.
É tanta moral que cada vez que eles anunciam uma nova série, eu corro pra ver, e raramente me decepciono. É por isso que eles se dão ao luxo de dizer, não somos TV, somos a HBO.
P.S.: E eu não ganhei absolutamente nada pra fazer esse post, pra se ter uma idéia, nem o canal em casa eu tenho. Mas com tanta Record e SBT espalhada por aí (e porque não dizer, Globo), temos que aprender a reconhecer quando vemos TV de qualidade.
3 comentários:
Muito bom, adorei o P.S!
Fantástico!
Eu quero trabalhar um dia na HBO, só assim eu não tenho que fazer vídeos óbvios. rsrsrsrsrs
meu filho corra, pq se vc não casar com a HBO eu caso.
é muito amor! =P
kkkkkkk
Postar um comentário